Ir para o conteúdo

Nota Fiscal de Importação

Conhecer o Processo

O que é?

É um processo utilizado para realizar a importação de mercadorias via nota fiscal eletrônica.

Neste processo a empresa que compra a mercadoria lança a nota fiscal de entrada em nome da própria empresa, conforme as parametrizações informadas a seguir, gera XML, aguarda retorno do SEFAZ e envia a DANFE para a transportadora realizar o transporte da mercadoria do porto até a empresa.

Quando a mercadoria chega é feita a confirmação da entrada de nota fiscal de importação.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para a Nota Fiscal de Importação se encontram nas seguintes pastas:

Os parâmetros necessários para o EDI Clientes se encontram nas seguintes pastas:

69 - Tipo De Nota Padrão Para A Emissão De Notas De Importação

Parâmetros do Sistema > Parâmetros do Suprimento > Parâmetros de Notas Fiscais de Entrada

Determina o(s) tipo(s) de nota padrão para inclusão de uma nota de importação de mercadoria (eletrônica).

Este parâmetro não atualiza estoque, livros (reg. Entrada, SINTEGRA/SPED, Integração contábil, SISDECLARA e lista valor contábil), não atende pedido de compra e não gera títulos. Porém, possui natureza de operação entre 3000 e 3999 e o campo Tipo de Nota é igual a Compra ou Compra Entrega Futura.

O processo de atualização é realizado quando a mercadoria chega à empresa, sendo necessário neste momento alterar o tipo de nota. Os tipos de nota devem ser separados por vírgula.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Nota de Importação os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada (FREC0101)

Neste programa é necessário ter os tipo de notas cadastrados para poder informá-los no parâmetro "69 - Tipo De Nota Padrão Para A Emissão De Notas De Importação", das Notas Fiscais de Entrada.

Os tipos de notas devem ser cadastrados como:

Campo Nat. Oper.: Com o código entre 3000 e 3999;

Campo Estoque: Não atualiza;

Checkbox Gera Títulos: Desmarcado;

Checkbox Lista Registro de Entrada: Desmarcado;

Checkbox Sintegra/SPED Fiscal: Desmarcado;

Checkbox Exige Conta Contábil: Desmarcado;

Checkbox SisDeclara: Desmarcado;

Checkbox Lista Valor Contábil: Desmarcado;

Checkbox Atende Pedido de Compra: Desmarcado;

Checkbox Atualiza Custo Médio: Desmarcado;

Checkbox SPED PIS/COFINS: Desmarcado.

A pasta Int. Contábil: Deve estar em branco.

OBSERVAÇÃO Estes campos são cadastrados desta forma pois no momento que a empresa lança a nota e gerar o XML da nota eletrônica a mercadoria ainda não chegou na empresa. Os impostos, porém, já serão contemplados.

Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200)

Lançar a nota fiscal de entrada de importação neste programa, para isso, deve-se marcar o checkbox Importação. O(s) tipo(s) de nota(s) que devem ser utilizados são os cadastrados no parâmetro "69 - Tipo De Nota Padrão Para A Emissão De Notas De Importação", das notas fiscais de entrada.

Informar as parcelas mesmo que o tipo de nota não gere títulos, pois, na confirmação da nota no programa Confirmação da Entrada de Notas Fiscais de Importação (FREC0203) os títulos são gerados.

OBSERVAÇÃO Caso haja pedidos de compra referentes à nota, digitar a nota a partir deste pedido, com isso, o pedido somente será atendido no momento da confirmação da nota no programa Confirmação da Entrada de Notas Fiscais de Importação (FREC0203), se o novo tipo de nota escolhido tiver o checkbox Atender Pedido de Compra marcado. Ou será atendido ao cadastrar o aviso de recebimento do pedido.

Manutenção de Impostos da NFE (FCUSTOM_SUP001)

Programa utilizado para realizar ajustes na nota de entrada. Porém, os valores somente poderão ser ajustados se o XML não tiver sido gerado e enviado para o SEFAZ.

Console de Gerenciamento da Nota Fiscal Eletrônica (FFAT0253 ENT)

Gerar o XML caso ainda não tenha sido gerado na manutenção da nota de entrada (o XML será enviado sem a data de entrada da nota), aguardar autorização da nota da Sefaz e emitir a DANFE (documento para transporte até a empresa da mercadoria importada).

Cadastro do Aviso de Recebimento (FAVR0200)

Ao cadastrar o aviso de recebimento para a conferência da mercadoria o mesmo deve ser cadastrado com os mesmos dados da nota, em seguida registrar as quantidades recebidas de cada item. O sistema identifica e não permite cadastrar avisos de recebimento com informações divergentes às informações da nota.

Observação

Se o aviso de recebimento for feito através de um ou mais pedidos de compra estes serão atendidos através do aviso de recebimento.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Nota Fiscal de Importação do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Confirmação da Entrada de Notas Fiscais de Importação (FREC0203)

Programa utilizado para lançar efetivamente a nota, confirmar o recebimento da mercadoria e lançar as quantidades no estoque, atualizar custo médio, gerar títulos, listar registro de entrada, gerar integração contábil, Sintegra, SisDeclara, listar valor contábil e atender pedido de compra (dependendo do novo tipo de nota informado, sendo que este novo tipo de nota deve possuir todas as informações referente à impostos e CST iguais ao anterior).

Para isto se deve:

  • Selecionar a nota de importação desejada;

  • Alterar a data de entrada da mercadoria;

  • Alterar o tipo de nota de entrada padrão para um novo tipo de nota que deve possuir as informações referente aos impostos e CST iguais ao anterior;

  • O campo Estoque, no Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada (FREC0101), deve ser igual a Atualiza e ou Não atualiza.

Se o item for industrial e o tipo de nota atualizar estoque o sistema realiza a entrada do item no almoxarifado indicado na nota.

Se o item for comercial e o tipo de nota atualizar estoque o sistema realiza o movimento de entrada dos itens filhos no almoxarifado indicado na nota.

No momento da confirmação da entrada da nota são geradas as parcelas da nota no contas a pagar (títulos), caso o novo tipo de nota não gere título ou as parcelas não tiverem sido informadas na emissão da nota os títulos não são gerados.

Se a empresa possuir controle de lote/série, estas informações vêm da manutenção da nota (emissão) ou do aviso de recebimento ou devem ser informado manualmente.

Se o lote/série forem gerados automaticamente estes serão carregados ao selecionar a nota.

Se a empresa possuir controle de endereço, o mesmo deve ser informado manualmente, mesmo que sua geração seja automática.

Importante

Quando a nota de importação for lançada no programa Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200) e a conta contábil não tiver sido informada, será exibida uma mensagem e a conta contábil deverá ser informada, na manutenção da nota fiscal de entrada, mesmo que a nota já tenha sido autorizada na SEFAZ, se a nota já estiver integrada na contabilidade não será permitido informar a conta contábil posteriormente.

Dica

Caso a carga tenha sido roubada

Lançar a nota com a data do sinistro. O tipo de nota a ser utilizado (novo) deve estar com o campo Estoque como Não atualiza, Atualiza os livros, Sintegra, SPED (com direito a crédito), Atualiza Contas a Pagar (pois é necessário pagar o fornecedor) e Emite a Nota de Saída com data do boletim de ocorrência e anexa o boletim de ocorrência, contra a transportadora e ou contra a seguradora ou contra a própria empresa (quando não existir seguradora ou transportadora para compensar os impostos).

Caso a carga tenha sido parcialmente avariada

Lançar a nota com a data do sinistro. O tipo de nota a ser utilizado (novo) deve estar com o campo Estoque como Atualiza (se for contra a própria empresa e a quantidade deve ser total) ou como Não Atualiza (se for contra transportadora ou seguradora), Atualiza os Livros, Sintegra, SPED (com direito a crédito), Atualiza Contas a Pagar (pois é necessário pagar o fornecedor) e emite a nota de saída com data do boletim de ocorrência e anexa o boletim de ocorrência, contra a transportadora ou contra a seguradora ou contra a própria empresa (quando não existir seguradora ou transportadora para compensar os impostos e a quantidade avariada).

OBSERVAÇÃO Caso a empresa possua processo de inspeção de recebimento pelo aviso de recebimento e se a inspeção foi feita e reprovada, no momento de confirmar a nota o sistema busca o almoxarifado de rejeição para atualizar e se a inspeção foi feita e aprovada o sistema utiliza o almoxarifado normal do item da nota e se a inspeção ainda não tiver sido realizada o sistema busca o almoxarifado de inspeção.

Fluxo

Fluxo