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Configuração Inicial Implantação Sistema

Conhecer o Processo

Tem como objetivo capacitar o responsável pelo FoccoERP na empresa. Esta pessoa normalmente é da área de TI (tecnologia da informação) e deverá configurar usuários e demais informações básicas pertinentes à empresa, que devem ser realizadas no momento do inicio do projeto de implantação do sistema.

O administrador do sistema é a pessoa responsável pelo sistema FoccoERP na empresa, é quem cadastra e mantém as permissões de acessos dos usuários e dos grupos de usuários aos programas do sistema.

Ao receber o sistema FoccoERP na empresa, antes da sua utilização, o mesmo deve ser parametrizado e configurado de acordo com as necessidades da organização com auxilio de um consultor de implementação da Focco e uma pessoa responsável pela TI da empresa.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Antes de iniciar a utilização do FoccERP todos os parâmetros devem ser verificados pelo consultor de implementação da Focco e uma pessoa responsável pela TI da empresa.

Cadastros Auxiliares

Não se aplica, na verdade esse processo trata-se de um a passo de configurações iniciais que devem ser realizadas o sistema.

Passo a Passo

Passo a Passo

Primeiro passo:

Ao iniciar os trabalhos no sistema FoccoERP o primeiro cadastro que deve ser realizado é o de cadastro de empresas (FUTL0001).

Preencher os campos da tela principal e das demais pastas, lembrando que os campos obrigatórios são os que possuem "*".

A pasta Dados Adicionais deve ser preenchida com o apoio do setor fiscal/contábil.

Caso a empresa possua filiais e as mesmas utilizam o FoccoERP, todas devem ser cadastradas no sistema e uma delas deve ser cadastrada como "consolidada". A consolidada, também chamada de empresa pai ou mãe. As filiais, também são chamadas de empresas filhas.

A empresa consolida permite executar relatórios gerenciais e analisar os dados das demais empresas simultaneamente e ainda irá permitir que sejam vinculados cadastros de uma empresa para outra, caso a mesma possua os mesmos itens, fornecedores, clientes, sem que seja preciso cadastrar nas duas bases individualmente.

Segundo passo:

Neste momento serão cadastrados todos os usuários que irão acessar o sistema e liberada as permissões de acesso aos programas (FMNU0003), ao utilizar o menu WEB é possível cadastrar um menu personalizado por usuário. Ao utilizar o Menu Normalmente somente o responsável pela TI possui acesso a todos os programas e informações.

Para o cadastro dos usuários é importante seguir uma padronização de cadastro para o login de acesso.

Dica

Usar a primeira letra do nome e o sobrenome.

Exemplo

Maria Fernandes

Login: MFERNANDES

Para cadastrar os usuários é necessário cadastrar os Tipos de Horários (FF3I0007) e os Grupos de Usuários (FF3I0006).

Terceiro passo:

Cadastrar os almoxarifados (FITE0103) juntamente com o pessoal da manufatura, comercial e suprimentos.

Quarto passo:

Cadastrar as máscaras para a classificação de itens (FITE0101).

Quinto passo:

Cadastrar as classificações de itens no Cadastro de Classificação de itens (FITE0105). Todas as classificações de itens existentes na empresa devem ser cadastradas com o auxílio do pessoal da manufatura, custos, estoques, comercial, suprimentos e administrativo.

É possível cadastrar classificações de itens diferentes para cada área da empresa.

Sexto passo:

Cadastrar os Cadastro de Feriados (FUTL0080).

Sétimo passo:

Realizar a Geração do Calendário (FITE0107).

Oitavo passo:

Iniciar os treinamentos para realização de cadastros para cada um dos setores.

  • Comercial - cadastro de clientes, pedidos de venda e orçamentos pendentes se existirem.

  • Faturamento - cadastro de séries, tipos de notas de entrada e saída.

  • Suprimentos - cadastro de fornecedores, pedidos de compra e orçamentos pendentes se existirem e implantação dos estoques (matérias primas e produtos comprados).

  • Engenharia - cadastro de itens (sendo que a contabilidade deve realizar o cadastro da pasta contábil), estruturas e roteiro.

  • PCP - Cadastro de ordens de produção pendentes se existirem, Cadastro de classificações de itens, almoxarifados e implantação dos estoques (em elaboração e prontos).

  • Financeiro - Cadastro de bancos, agências, contas, tipos de cobranças, moedas e cotações, portadores, tipos de documentos, tipos de cobranças, contas financeiras e Cadastro de contas a pagar e a receber pendentes se existirem.

  • Administrativo - Conferir os parâmetros intervalo de movimentações (FUTL0125 INTC INTC), o Cadastro do plano de contas, cadastro de classificações fiscais, revisão da pasta contábil dos itens e cadastro de situações contábeis. Cadastro de espécie e cadastro de bens. Cadastro de Implantações de Saldos.

  • Custos - Cadastro dos centros de custos.

Nono Passo:

Importante

Ao iniciar a utilização do sistema FoccoERP é necessário fazer uma implantação de estoque com data do mês anterior a implantação, para iniciar os trabalhos, este pode ser feito com qualquer item através do programa Implantação de Estoques (FEST0102).

Após todos os itens serem cadastrados realizar a implantação do estoque.

Contagem dos itens do estoque físico e lançamento desta quantidade no sistema.

Após a implantação dos estoques e de todos os dados cadastrados ocorre a virada do sistema.