TEF¶
Configuração do TEF utilizando Linx¶
1. Introdução¶
Para realizar pagamentos com cartão de crédito pelo FoccoERP, é necessário a instalação e configuração de um gerenciador TEF, que permite a comunicação do FoccoERP com a plataforma responsável por processar os pagamentos efetuados. Além disso é necessário configurar o ambiente para utilização do Pin Pad que permite a leitura do cartão de crédito.
2. Download e Instalação¶
É necessário fazer a instalação dos seguintes programas:
-
DPOS
-
DTEF
-
Gertec serial device Manager
Os instaladores encontram-se disponíveis no caminho: Z:\Setores\DEV - FoccoERP\TEF
Sempre utilize a última versão do DPOS e DTEF, visto que utilizar uma versão antiga pode impedir a conexão com o servidor.
3. Configuração TEF¶
Após as instalações, é necessário configurar o ambiente conforme as instruções abaixo.
3.1 Acessar o menu de configuração do TEF¶
Senha de acesso ao menu de configuração: dpos
3.2 Preencher os dados da aba Equipamentos¶
-
Empresa: 01
-
Loja: 261
-
CNPJ: 93200111000122
3.3 Preencher os dados da aba D-TEF¶
-
Endereço do Servidor: tef-stlb01.linxsaas.com.br
-
Porta: 8779 - Marcar checkbox SSL
3.4 Instalar Certificado Digital¶
O certificado para uso do TLS pode ter sido baixado automaticamente. Se isso não ocorreu, após a configuração do D-POS abra o executável localizado em C:\DPOS8\Bin\ClientCertificado.exe. Execute o “clientCertificado” sempre como administrador, caso contrário o download pode não ocorrer.
Preencha o campo URL com o endereço http://www9.direcao.com/certificados/Gerenciador_Certificado.cgi. Selecione no campo "Diretório de Saída" o caminho C:\DPOS8\Bin e depois clique em “Baixar”.
3.5 Cadastrar Ponto de Venda¶
Preencha o campo "Código PDV" conforme imagem abaixo e clique em "Cadastrar PDV".
3.6 Configurar Pin Pad¶
Após conectar o Pin Pad na porta USB, abra o menu de configurações do DPOS, conforme imagem abaixo, e clique em procurar Pin Pad.
Em caso de sucesso, deverá aparecer a seguinte mensagem:
4. Configuração FoccoERP¶
Acesse no menu web o programa “Parâmetros do Ponto de Venda”.
-
Preencher parâmetro 12 com o caminho “C:\TEF_DIAL\REQ”
-
Preencher parâmetro 13 com o caminho “C:\TEF_DIAL\RESP”
-
O parâmetro 26 utilizará o gerenciador TEF da Focco se preenchido com valor S (caso você esteja realizado alguma alteração no processo, é importante testar com esta opção ativada e desativada)
Verifique se a instalação dos programas da etapa anterior criou as pastas TEF_DIAL no caminho correto. As pastas REQ e RESP são responsáveis por armazenar os aquivos de comunicação do FoccoERP com o TEF.
5. Testes¶
É importante testar os programas abaixo pois utilizam o processo de pagamento por TEF. Falhas podem gerar erros críticos para os clientes que utilizam esse recurso.
-
FNFC0200
- Fazer a venda de produtos selecionando opções de pagamento TEF
-
FNFC0250
- Execute o cancelamento de transações
Após realizar os testes no FoccoERP, é importante se certificar de que as transações ocorreram corretamente. Para isso é possível verificar o status de uma transação através do portal: https://www9.direcao.com/testes/DTefWeb.cgi/login
-
Usuário: focco
-
Senha: Teste@22
Caso seja necessário trocar o email que está cadastrado para o usuário "focco", deverá ser enviado um email para cac.poa@linx.com.br solicitando a troca do mesmo.
6. Erros conhecidos¶
Problema | Solução |
---|---|
Falha ao fazer download do certificado digital | Executar “clientCertificado” como administrador |
Falha ao conectar no servidor TEF | Download da versão mais recente do TEF e DPOS (entrar em contato com suporte da Linx) |
Ao executar transação no FNFC0200 ou FNFC0250, ocorre erro na leitura do arquivo do TEF | Na LIB_API, Package TPL_FILE_TRANSFER, Procedure MOVE_FILE_ON_CLIENT foi adicionado o comando dbms_lock.sleep(10) antes do comando HOST. Solução provisória apenas caso o problema ocorra em ambiente de teste local, não fazer check-in desta alteração |
7. Contatos úteis¶
Suporte Técnico Linx
- Fone: (51) 2101-9999
Belinda Oliveira
-
Email: belinda.oliveira@linx.com.br
-
Fone: (11) 2103-2476
-
Celular: (11) 98906-2907