Ir para o conteúdo

TEF

Configuração do TEF utilizando Linx

1. Introdução

Para realizar pagamentos com cartão de crédito pelo FoccoERP, é necessário a instalação e configuração de um gerenciador TEF, que permite a comunicação do FoccoERP com a plataforma responsável por processar os pagamentos efetuados. Além disso é necessário configurar o ambiente para utilização do Pin Pad que permite a leitura do cartão de crédito.

2. Download e Instalação

É necessário fazer a instalação dos seguintes programas:

  • DPOS

  • DTEF

  • Gertec serial device Manager

Os instaladores encontram-se disponíveis no caminho: Z:\Setores\DEV - FoccoERP\TEF

Sempre utilize a última versão do DPOS e DTEF, visto que utilizar uma versão antiga pode impedir a conexão com o servidor.

3. Configuração TEF

Após as instalações, é necessário configurar o ambiente conforme as instruções abaixo.

3.1 Acessar o menu de configuração do TEF

Senha de acesso ao menu de configuração: dpos

3.2 Preencher os dados da aba Equipamentos

  • Empresa: 01

  • Loja: 261

  • CNPJ: 93200111000122

3.3 Preencher os dados da aba D-TEF

  • Endereço do Servidor: tef-stlb01.linxsaas.com.br

  • Porta: 8779 - Marcar checkbox SSL

3.4 Instalar Certificado Digital

O certificado para uso do TLS pode ter sido baixado automaticamente. Se isso não ocorreu, após a configuração do D-POS abra o executável localizado em C:\DPOS8\Bin\ClientCertificado.exe. Execute o “clientCertificado” sempre como administrador, caso contrário o download pode não ocorrer.

Preencha o campo URL com o endereço http://www9.direcao.com/certificados/Gerenciador_Certificado.cgi. Selecione no campo "Diretório de Saída" o caminho C:\DPOS8\Bin e depois clique em “Baixar”.

3.5 Cadastrar Ponto de Venda

Preencha o campo "Código PDV" conforme imagem abaixo e clique em "Cadastrar PDV".

3.6 Configurar Pin Pad

Após conectar o Pin Pad na porta USB, abra o menu de configurações do DPOS, conforme imagem abaixo, e clique em procurar Pin Pad.

Em caso de sucesso, deverá aparecer a seguinte mensagem:

4. Configuração FoccoERP

Acesse no menu web o programa “Parâmetros do Ponto de Venda”.

  • Preencher parâmetro 12 com o caminho “C:\TEF_DIAL\REQ”

  • Preencher parâmetro 13 com o caminho “C:\TEF_DIAL\RESP”

  • O parâmetro 26 utilizará o gerenciador TEF da Focco se preenchido com valor S (caso você esteja realizado alguma alteração no processo, é importante testar com esta opção ativada e desativada)

Verifique se a instalação dos programas da etapa anterior criou as pastas TEF_DIAL no caminho correto. As pastas REQ e RESP são responsáveis por armazenar os aquivos de comunicação do FoccoERP com o TEF.

5. Testes

É importante testar os programas abaixo pois utilizam o processo de pagamento por TEF. Falhas podem gerar erros críticos para os clientes que utilizam esse recurso.

  • FNFC0200

    • Fazer a venda de produtos selecionando opções de pagamento TEF
  • FNFC0250

    • Execute o cancelamento de transações

Após realizar os testes no FoccoERP, é importante se certificar de que as transações ocorreram corretamente. Para isso é possível verificar o status de uma transação através do portal: https://www9.direcao.com/testes/DTefWeb.cgi/login

  • Usuário: focco

  • Senha: Teste@22

Caso seja necessário trocar o email que está cadastrado para o usuário "focco", deverá ser enviado um email para cac.poa@linx.com.br solicitando a troca do mesmo.

6. Erros conhecidos

Problema Solução
Falha ao fazer download do certificado digital Executar “clientCertificado” como administrador
Falha ao conectar no servidor TEF Download da versão mais recente do TEF e DPOS (entrar em contato com suporte da Linx)
Ao executar transação no FNFC0200 ou FNFC0250, ocorre erro na leitura do arquivo do TEF Na LIB_API, Package TPL_FILE_TRANSFER, Procedure MOVE_FILE_ON_CLIENT foi adicionado o comando dbms_lock.sleep(10) antes do comando HOST. Solução provisória apenas caso o problema ocorra em ambiente de teste local, não fazer check-in desta alteração

7. Contatos úteis

Suporte Técnico Linx

  • Fone: (51) 2101-9999

Belinda Oliveira

  • Email: belinda.oliveira@linx.com.br

  • Fone: (11) 2103-2476

  • Celular: (11) 98906-2907