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Simulação de Custos (FCST0262)

Conhecer o Programa

A tela de Simulação de Custos apresenta as simulações de custos existentes conforme os filtros informados. Aqui é possível iniciar um projeto de simulação de custos com as suas revisões. O simulador permite controlar as revisões de uma simulação e copiar os dados de outras revisões.

Campo a Campo

Campo a Campo

Empresa

Mostra a empresa que está sendo acessada.

Simulação de Custos

Cód. Simulação

Informar um código para a simulação caso este não seja informado será gerado automaticamente conforme parâmetro de geração do código automático para a simulação de custos.

Ao executar duplo clique sobre código de uma simulação já cadastrada a mesma é aberta.

Descrição Simulação

Informar uma descrição para a simulação de custos.

Cliente

Selecionar o cliente que será vinculado à simulação.

Este cliente será utilizado para a Precificação de Produtos no Simulador de Custos.

Descrição

Mostra o nome do cliente selecionado.

Data Cadastro

Mostra a data em que a simulação foi cadastrada.

Botão Filtros e Ordenações

Clicar nesse botão para abrir a tela de Filtros e Ordenações.

Quando existir filtros e/ou ordenações aplicadas, a mensagem "Filtros e Ordenações Aplicados" será exibida ao lado do botão.

Os filtros são buscados inicialmente do programa Parametrização do Console de Simulação de Custos e Precificação de Produtos (FCST0111), conforme hierarquia:

  • 1º Parametrização por um usuário e uma empresa.

  • 2º Parametrização por um usuário e todas as empresas.

  • 3º Parametrização para uma empresa e todos os usuários.

  • 4º Parametrização para todas as empresas e todos os usuários.

Caso não exista filtros e ordenações cadastrados para a empresa e usuário, o sistema irá listar todas as precificações ordenados pela descrição.

Botão Abrir Simulação

Clicar nesse botão irá exibir a simulação selecionada na grade, através da tela de simulação de custos.

Botão Consultar Custos

Permite selecionar itens do FoccoERP ou de simulações cadastradas anteriormente para consultar os custos dos mesmos. Neste modo, permite consultar os custos do item e fazer simulações sem precisar salvar as informações consultadas.

Para realizar a seleção será exibida a tela de Seleção de Itens.

Após a seleção dos itens desejados os custos dos mesmos poderão ser calculados e analisados através da tela Simulação de Custos.

Empresa

Mostra o código e a descrição da empresa que está sendo acessada.

Código da Simulação

Mostra o código da simulação selecionada. Permite alterações.

Descrição Simulação

Mostra a descrição da simulação selecionada. Permite alterações.

Cliente

Mostra o cliente vinculado à simulação selecionada. Permite alterações.

Data Cadastro

Mostra a data de cadastro da simulação selecionada.

Revisões

No bloco Revisões, são listadas as revisões da simulação. Cada revisão poderá ser composta de um ou mais itens existentes ou não nos cadastros do FoccoERP. Quando o item for importado do FoccoERP será possível carregar sua estrutura e seu roteiro de fabricação.

Ao clicar no botão Incluir, ou em um dos campos da tabela de revisões para incluir uma revisão, a seguinte mensagem será exibida:

Nova Revisão Ao iniciar uma nova revisão da simulação de custos, você pode incluir a mesma em branco ou incluir realizando a cópia dos dados de outra revisão. Como você gostaria de iniciar esta revisão?

As opções de resposta são:

Botão Copiando Dados

Clicar nessa opção para efetuar a cópia de dados de outra revisão existente.

A tela "Selecione a Simulação Base para Criar a Nova Revisão" será exibida, com os campos abaixo:

Simulação

Informar o código da simulação de custos a ser copiada. Se já existirem revisões cadastradas, carregará por padrão o código da simulação.

Data Cadastro

Mostra a data em que a simulação de custos foi cadastrada.

Revisão

Informar o código da revisão que será utilizada como base para a cópia da nova revisão.

Situação

Mostra a situação da revisão que será a origem para a cópia dos dados.

Atualizar informações a partir dos cadastros do ERP

Exibe os indicadores de atualização a partir dos cadastros do ERP, ou seja, ao marcar os checkboxes os dados serão buscados do ERP e não da revisão origem.

Parâmetros do cálculo de custo: Checkbox: Marcar para definir se o sistema deve buscar novamente os parâmetros para o cálculo de custos a partir dos cadastros do ERP.

Parâmetros de custos dos itens: Checkbox: Marcar para definir se o sistema deve buscar parâmetros de custos e tributação dos itens a partir do ERP.

Taxas dos Centros de Custos: Checkbox. Marcar para definir se o sistema deve recarregará todas as taxas dos centros de custos existentes no ERP para a nova revisão.

Preços dos Serviços de Terceiros: Checkbox. Marcar para definir se o sistema deve recarregará todos os preços dos serviços de terceiros existentes no ERP para a nova revisão.

Copiar da Revisão

Reajustes no Valor de Reposição dos Itens: Marcar para definir se o sistema deve copiar os percentuais de reajuste dos materiais.

Reajustes nas Taxas dos Centros de Custos: Marcar para definir se o sistema deve copiar os percentuais de reajuste das taxas dos centros de custos.

Reajustes nos Preços dos Serviços de Terceiros: Marcar para definir se o sistema deve copiar os percentuais de reajuste dos preços dos serviços de terceiros.

Botão OK

Realiza a cópia dos dados conforme definição.

Botão Cancelar

Retorna para a tela da Simulação de Custos.

Botão Em Branco

Clicar para incluir uma nova revisão. Os campos da formação de custo da aba Cálculo de Custos serão preenchidos automaticamente com as parametrizações feitas no programa FCST0111, conforme empresa, usuário e indicador Ativo marcado na aba "Cálculo de Custos". Se não houver parametrização, o sistema irá marcar todas as opções como padrão.

Botão Cancelar

Clicar para cancelar a inclusão da nova revisão.

Depois de copiar as informações de uma revisão já existente ou cadastrar uma nova, os campos exibidos são:

Código Revisão

O código da revisão será gerado automaticamente.

Descrição

Informar a descrição da simulação de custos.

Data Cadastro

Mostra a data em que a revisão foi cadastrada.

Data Validade

Informar uma data de validade da revisão da simulação de custos.

Última Alteração

Mostra a data e hora da última alteração na revisão.

Último Cálculo

Mostra a data do último cálculo do custo executado na revisão.

Situação

Selecionar uma situação para a revisão, entre "Aberta" e "Fechada". Somente será possível alterar para Fechada se a revisão possuir itens e estiver calculada, sem o indicador de recálculo.

Antes de fechar uma revisão, o sistema exibirá uma mensagem pedindo a confirmação do usuário. Depois de fechada, a mesma não poderá ser mais aberta, ficando disponível apenas para consulta.

Caso haja a necessidade de alterar dados de uma revisão fechada, será possível incluir uma nova revisão e copiar os dados da revisão fechada, alterando os dados a partir da nova.

É possível excluir uma revisão fechada, neste caso, será exibida uma mensagem de confirmação antes de realizar a operação de exclusão.

Detalhes da Revisão

Observações

Informar as observações para à revisão. Com um duplo clique, é possível abrir o editor de textos.

Anexos

Exibe todos os anexos vinculados à revisão.

Botão Anexar Arquivo: Clicar para incluir anexos a revisão. A tela de seleção de arquivo será exibida e após selecionar o arquivo, a tela de Detalhes do Anexo será aberta.

Botão Detalhes Anexo: Clicar para abrir a tela Detalhes do Anexo. A mesma possui os seguintes campos:

Nome

Informar a descrição do anexo na revisão. Traz por padrão o nome original do arquivo anexado, seguido pela extensão, mas permite a alteração.

Arquivo

Exibe o nome original do arquivo.

Extensão

Exibe a extensão original do arquivo.

Usuário Inclusão

Exibe as informações do usuário que incluiu o arquivo.

Data e Hora Inclusão

Exibe a data e hora que o arquivo foi anexado na revisão.

Usuário Alteração

Exibe as informações do último usuário que realizou alguma alteração no arquivo.

Data e Hora Alteração

Exibe a data e hora da última alteração realizada no arquivo anexado.

Botão Visualizar

Clicar para abrir o arquivo no seu programa padrão, conforme padrões do Windows.

Botão Baixar uma Cópia

Clicar para salvar uma cópia do arquivo anexado. Permite selecionar o diretório e informar nome para salvar.

Botão Substituir Anexo

Clicar para selecionar novo arquivo para substituir o arquivo anexado.

Botão Apagar Anexo

Clicar para apagar o anexo.

Botão OK

Clicar para confirmar a inclusão/alteração/exclusão.

Botão Cancelar

Clicar para cancelar a inclusão/alteração/exclusão.

Imagem

Mostra a imagem referente à revisão.

Botão Editar Imagem: Abre a tela de Detalhes da Imagem. A mesma também pode ser acessada com duplo clique sobre a imagem.

A tela de Detalhes da Imagem possui os seguintes campos:

Arquivo

Exibe o nome original do arquivo.

Extensão

Exibe a extensão original do arquivo.

Usuário Inclusão

Exibe as informações do usuário que incluiu a imagem.

Data e Hora Inclusão

Exibe a data e hora que a imagem foi anexada na revisão.

Usuário Alteração

Exibe as informações do último usuário que realizou alguma alteração na imagem.

Data e Hora Alteração

Exibe a data e hora da última alteração realizada na imagem.

Botão Baixar uma Cópia

Clicar para salvar uma cópia do arquivo anexado. Permite selecionar o diretório e informar nome para salvar.

Botão Substituir Imagem

Clicar para selecionar nova imagem para substituir a atual.

Botão Apagar Imagem

Clicar para apagar a imagem atual da revisão.

Botão OK

Clicar para confirmar a inclusão/alteração/exclusão.

Botão Sair

Clicar para cancelar a inclusão/alteração/exclusão.

Botão Trocar Simulação

Clicar nesse botão irá retornar para a tela com a grade das Simulações de Custos.

Os ícones abaixo descritos irão aparecer em todas as abas e possuem sempre a mesma funcionalidade.

Ícone de alerta para o recálculo do custo, aparece quando a revisão sofre alguma alteração e o cálculo de custos deve ser executado novamente.

Para executar o cálculo do custo, dar um duplo clique neste ícone que o sistema será direcionado para o menu Cálculo de Custos.

Indica que a revisão está fechada e não possibilita alterações.

Itens da Simulação

Depois de cadastrada a revisão, os itens devem ser informados. Nesta aba serão exibidos os itens nível zero da revisão.

Cód. Item

Mostra os códigos dos itens da simulação e permite incluir novos itens. Executar duplo clique para acessar as Informações do Item.

Este campo possui duas listas de valores (LOV): uma padrão que permite a seleção dos itens da revisão da simulação de custos e uma auxiliar (lupa com sinal de mais) que possibilita a seleção dos itens do FoccoERP que não existam na revisão da simulação de custos.

O sistema irá permitir incluir itens que estão inativos em seu cadastro do FoccoERP, porém irá mostrar uma mensagem de aviso que o item está inativo.

Caso seja informado um item que não está cadastrado no FoccoERP irá aparecer a seguinte mensagem: "O item informado não existe no sistema. Deseja criar um novo item para esta revisão da simulação de custos?" Neste caso será aberta a tela de Informações do Item para que sejam informados os dados do novo item na simulação.

Caso seja um item já existente no FoccoERP e que ainda não tenha sido incluído na simulação, abre a tela de Cópia de Itens do ERP para a Simulação de Custos, onde poderão ser copiadas as informações do item, sua estrutura, roteiro e preço de serviço de terceiros do FoccoERP para a revisão da simulação de custos.

Descrição do Item

Mostra a descrição do item.

Quantidade

Mostra a quantidade do item na simulação. Permite alterações.

UM

Mostra a unidade de medida do Item.

Material

Mostra o valor do custo dos materiais (valor unitário do item x quantidade do item na simulação) e o percentual que o valor dos materiais do item representa sobre o total do custo de todos os itens nível zero.

Oper. + Terc.

Mostra a soma dos valores de MOD, MOT, MOI e GGF. Este valor será sempre o valor unitário do item multiplicado pela quantidade do item na simulação. O percentual será o quanto o valor representa no total do custo de todos os itens nível zero. Abaixo a descrição de cada valor da soma:

MOD: Valor do custo da mão de obra direta.

MOT: Valor do custo da mão de obra de terceiros.

MOI: Valor do custo da mão de obra indireta.

GGF: Valor do custo dos gastos gerais de fabricação.

Incid. Admin.

Mostra a soma dos valores de Incidência Administrativa Geral, Incidência Administrativa de Vendas e Incidência Administrativa de Exportação. Este valor será sempre o valor unitário do item multiplicado pela quantidade do item na simulação. O percentual será o quanto o valor representa no total do custo de todos os itens nível zero.

Total

Mostra valor total do custo do item e o percentual do item sobre o total dos itens nível zero da revisão.

Ao executar duplo clique sobre o campo, é exibida a tela Informações do Reajuste do item.

Config.

Mostra o código e a descrição da máscara do item, caso o mesmo seja configurado. Este campo possui duas listas de valores: uma padrão, que possibilita a seleção das configurações do item da revisão da simulação de custos, e outra auxiliar, que possibilita a seleção das configurações do item do FoccoERP que não tiverem sido inclusas como item nível zero da revisão da simulação de custos.

Botão Config. permite abrir o configurador de produto e gerar uma nova configuração.

Totais

Mostra a soma das colunas dos itens da simulação, na seguinte ordem:

Material: Soma dos valores e percentuais da coluna Material.

Oper. + Terc.: Soma dos valores e percentuais da coluna Oper. + Terc.

Incid. Admin.: Soma dos valores e percentuais da coluna Incid. Admin.

Total: Soma dos valores e percentuais da coluna Total. O percentual desse campo sempre será 100%. Ao executar duplo clique sobre o campo, é exibida a tela Informações do Reajuste do item.

Botão Adicionar Itens

Clicar para abrir a tela para Adicionar Itens na revisão.

Botão Custos Detalhados

Clicar para abrir a tela com os Custos Detalhados do item selecionado na grade.

Botão Informações do Item

Clicar para abrir a tela com as Informações do Item selecionado na grade.

Botão Estrutura c/ Custos

Clicar para abrir a tela com a Estrutura c/ Custos do item selecionado na grade.

Botão Resumo dos Itens

Clicar para abrir a tela com o Resumo dos Itens.

Será exibida a mensagem "Para qual das opções a seguir você gostaria de listar o Resumo dos Itens?" com as seguintes opções:

Item Selecionado - Exibe o resumo dos custos do item selecionado na grade.

Todos os Itens - Exibe o resumo dos custos de todos os itens nivel zero.

Selecionar Itens - Irá abrir uma grade para selecionar os itens que se deja exibir o resumo dos custos.

Botão Relatório de Custos

Clicar para acessar a tela de geração do Relatório de Custos.

Será exibida a mensagem "Para qual das opções a seguir você gostaria de imprimir o Relatório de Custos?" com as seguintes opções:

Item Selecionado - Abre a tela do Relatório de Custos com o item selecionado na grade.

Selecionar Itens - Abre a tela do Relatório de Custos permitindo que o usuário escolha os itens para impressão do relatório.

Cancelar - Retorna para a tela dos Itens da Simulação.

Reajustes
Reajuste Material

A aba reajuste dos materiais permite alterar os reajustes dos valores de reposição dos itens comprados da revisão.

Ao entrar nesta aba, todos os itens do tipo comprado serão exibidos.

Cód. Item

Mostra o código do item na revisão.

Descrição do Item

Mostra a descrição do item da simulação.

Vlr. Reposição

Mostra o valor de reposição do item na revisão.

Tipo

Mostra o tipo do reajuste atual do item na revisão.

Reajuste Atual

Mostra o reajuste do item na revisão.

Vlr. Reajustado

Mostra o valor reajustado do item na revisão.

Checkbox

Permite marcar e desmarcar itens para a alteração do reajuste.

Tipo

Selecionar o tipo do reajuste, as opções são: Percentual, Valor e Valor Total (que é a opção padrão).

Ao editar este campo se no campo Reajuste for informado um valor, o indicador de recalculo será exibido.

Reajuste Novo

Este campo estará diretamente ligado ao campo Tipo cujo qual define a aplicação deste valor. Ao informar um valor neste campo, o checkbox do item será marcado automaticamente.

Segue definição da aplicação dos tipos:

Exemplo

Tipo "percentual", este campo será um percentual a ser aplicado sobre a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Percentual: 10

Taxa Reajustada: R$55,00

Tipo "valor", este campo será um valor a ser somado a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Valor: 10

Taxa Reajustada: R$60,00

Tipo "valor total", este campo será um valor que substituirá a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Valor Total: 10

Taxa Reajustada: R$10,00

Quando este campo for alterado o indicador de recalculo dos custos será exibido.

Vlr. Reajustado

Este campo não poderá ser editado e receberá o resultado do novo reajuste, conforme regras acima descritas.

Se o reajuste for nulo e o checkbox do item estiver marcado, este campo receberá o próprio preço, porém se o reajuste for zero, o cálculo do reajuste será realizado, pois quando definido o tipo "Valor Total", o zero substituirá o valor de reposição. Quando o tipo for "valor" ou "percentual", o zero não altera o valor de reposição.

Novo Reajuste

Ao clicar neste botão a tela Aplicar Novo Reajuste será exibida, possibilitando a aplicação de um novo reajuste a um lote de materiais.

Configuração

Mostra o id da máscara e sua descrição caso o item seja configurado e não permite alteração.

Botão Filtrar Materiais

Ao clicar neste botão a tela de Filtro de Materiais será exibida.

Item (ns)

Selecionar o item que será utilizado para a consulta.

Configuração

Selecionar a configuração do item que será utilizada para consulta caso o item informado seja configurado.

Classificação

Selecionar a classificação que será usada para executar a consulta.

Class. Item

Selecionar a classificação de itens.

Fornecedor (es) Pref.

Selecionar os fornecedores preferenciais aos quais os materiais serão reajustados.

Filtrar

Selecionar uma das opções, sendo:

  • Todos os Materiais: Quando selecionado esta opção, todos os itens serão filtrados.

  • Somente os Materiais com reajuste no valor de reposição: Quando selecionado esta opção, somente os itens que possuírem reajuste informado serão filtrados.

  • Somente os Materiais sem reajuste no valor de reposição: Quando selecionado esta opção, somente os itens que não possuírem reajuste informado serão filtrados.

Botão OK

Ao clicar neste botão, o sistema irá aplicar os filtros selecionados dos materiais.

Botão Cancelar

Retornará para a tela dos materiais sem aplicar os filtros.

Botão Atualizar Reajuste

Ao clicar neste botão, o sistema irá exibir uma mensagem solicitando a confirmação da atualização do reajuste. Ao confirmar todos os materiais selecionados terão o novo tipo e reajuste e valor de reposição atualizados.

Os demais itens não selecionados, terão os novos reajustes descartados.

Reajuste Operacional

A aba reajuste operacional permite alterar os reajustes das taxas dos centros de custos da revisão.

Ao entrar nesta aba, todos centros de custos serão exibidos.

Centro de Custos

Código e descrição dos centros de custos da revisão.

Checkbox

Marcar para indicar que centro de custo será atualizado com o novo reajuste informado para a MOD.

Taxa MOD

Mostra o valor da taxa de MOD e não possibilita alteração.

Novo Reajuste MOD

Possibilita informar um novo reajuste de MOD.

Para a aplicação do reajuste o sistema irá seguir o exemplo citado anteriormente no reajuste material.

Checkbox

Marcar para indicar que centro de custo será atualizado com o novo reajuste informado para a MOI.

Taxa MOI

Mostra o valor da taxa de MOI e não possibilita alteração.

Novo Reajuste MOI

Possibilita informar um novo reajuste de MOI.

Para a aplicação do reajuste o sistema irá seguir o exemplo citado anteriormente no reajuste material.

Checkbox

Marcar para indicar que centro de custo será atualizado com o novo reajuste informado para os GGF.

Taxa GGF

Mostra o valor da taxa de GGF e não possibilita alteração.

Novo reajuste GGF

Possibilita informar um novo reajuste de GGF.

Para a aplicação do reajuste o sistema irá seguir o exemplo citado anteriormente no reajuste material.

Este botão possibilita expandir os valores das taxas de MOD, MOI e GGF.

Este botão possibilita contrair os valores das taxas de MOD, MOI e GGF.

Ao clicar neste botão a tela Aplicar Novo Reajuste será exibida, possibilitando a aplicação de um novo reajuste para um grupo de centro de custos.

Botão Filtrar Centro de Custos

Ao clicar neste botão a tela de Filtro de Centro de Custos será exibida.

Centro (s) de Custos Selecionar os centros de custos a serem pesquisados.

Filtrar

Selecionar uma das opções, sendo:

Todos os Centros de Custos: Quando selecionado esta opção, todos os centros de cultos serão filtrados.

Somente os Centros de Custos com reajustes nas taxas selecionadas ao lado: Quando selecionado esta opção, somente os centros de custos que possuírem reajuste informado serão filtrados.

Somente os Centros de Custos sem reajustes nas taxas selecionadas ao lado: Quando selecionado esta opção, somente os centros de custos que não possuírem reajuste informado serão filtrados.

MOD

Selecionar para exibir os centros de custos que possuem ou não reajuste da taxa MOD.

Este checkbox está diretamente ligado a opção selecionada no campo Filtrar.

MOI

Selecionar para exibir os centros de custos que possuem ou não reajuste da taxa MOI.

Este checkbox está diretamente ligado a opção selecionada no campo Filtrar.

GGF

Selecionar para exibir os centros de custos que possuem ou não reajuste da taxa GGF.

Este checkbox está diretamente ligado a opção selecionada no campo Filtrar.

Botão OK

Ao clicar neste botão, o sistema irá aplicar os filtros selecionados dos centros de custos.

Botão Cancelar

Retornará para a tela dos centros de custos sem aplicar os filtros.

Botão Atualizar Reajustes

Ao clicar neste botão, o sistema irá exibir uma mensagem solicitando a confirmação da atualização do reajuste. Ao confirmar todas as taxas dos centros de custos selecionados terão o novo tipo de reajuste e taxas atualizadas.

As demais taxas não selecionadas, terão os novos reajustes descartado's.

Reajuste Serv. Terc.

A aba reajustes dos serviços de terceiros permite alterar os reajustes dos preços dos serviços de terceiros da revisão.

Ao entrar nesta aba, todos os preços dos serviços de terceiros serão exibidos.

Cód. Item

Mostra o código do item que possui operação de serviço de terceiros e não permite alteração.

Cód. Oper.

Mostra o código da operação do serviço de terceiro e não permite alteração.

Desc. Oper.

Mostra a descrição da operação do serviço de terceiro e não permite alteração.

Preço

Preço atual do serviços de terceiros e não permite alteração.

Reajuste Atual

Mostra o reajuste atual do serviço de terceiros e não permite alteração.

Checkbox

Marcar para indicar que o serviço de terceiro será atualizado com novo reajuste informado.

Ao marcar um serviços de terceiros cujo novo reajuste for nulo, o reajuste ficará nulo.

Novo Reajuste

Possibilita informar um novo reajuste para o serviço de terceiro.

Para a aplicação do reajuste o sistema irá seguir o exemplo citado anteriormente no reajuste material.

Novo Reajuste

Ao clicar neste botão a tela Aplicar Novo Reajuste será exibida, possibilitando a aplicação de um novo reajuste para um grupo de serviço de terceiros.

Desc. Item

Mostra a descrição do item do serviço de terceiro.

Configuração

Mostra a Id e a máscara do item do serviço de terceiro se este for configurado.

Botão Filtrar Serviços de Terceiros

Ao clicar neste botão a tela de Filtro de Serviço de Terceiro será exibida.

Item(s) Selecionar os itens da revisão a serem pesquisados. Serão exibidos na lista de itens somente os itens que possuírem alguma operação de serviço de terceiro.

Configuração

Selecionar a configuração para o item caso o mesmo seja configurado.

Class. Item

Selecionar uma ou mais classificação(ões) para pesquisar itens referente a estas.

Operação (ões)

Selecionar uma ou mais operação(ões) para pesquisar itens referente a estas.

Fornecedor (es)

Selecionar um ou mais fornecedor (es) cadastrados nos serviços de terceiros da revisão para realizar a pesquisa.

Filtrar

Selecionar uma das opções, sendo:

Todos os Serviços de Terceiros: Quando selecionado esta opção, todos os itens serão filtrados.

Somente os Serviços de Terceiros com reajuste no preço: Quando selecionado esta opção, somente os itens que possuírem reajuste informado serão filtrados.

Somente os Serviços de Terceiros sem reajuste no preço: Quando selecionado esta opção, somente os itens que não possuírem reajuste informado serão filtrados.

Botão OK

Ao clicar neste botão, o sistema irá aplicar os filtros selecionados dos serviços de terceiros.

Botão Cancelar

Retornará para a tela dos serviços de terceiro sem aplicar os filtros.

Botão Atualizar Reajustes

Ao clicar neste botão, o sistema irá exibir uma mensagem solicitando a confirmação da atualização do reajuste. Ao confirmar todos os preços dos serviços de terceiros selecionados terão o novo tipo de reajuste e preços atualizados.

Os demais preços não selecionados, terão os novos reajustes descartados.

Cálculo de Custos

Nesta tela poderá ser executado o cálculo dos custos dos itens da revisão.

O cálculo do custo será executado para os itens informados anteriormente através da pasta Itens da Simulação. Ao final do cálculo é possível visualizar as críticas e as inconsistências resultantes deste cálculo.

Importante

Este programa não irá atualizar o custo do item, mesmo este sendo um item existente no FoccoERP.

Aba Cálculo

Materiais

Checkbox. Marcar este para considerar o custo dos materiais no custo total do item.

MOD - Mão de Obra Direta

Checkbox. Marcar este para considerar o custo de mão de obra direta no custo total do item.

MOT - Mão de Obra de Terceiro

Checkbox. Marcar este para considerar o custo de mão de obra de terceiro no custo total do item.

MOI - Mão de Obra Indireta

Checkbox: Marcar este para considerar o custo de mão de obra indireta no custo total do item.

GGF - Gastos Gerais de Fabricação

Checkbox. Marcar este para considerar o custo dos gastos gerais de fabricação no custo total do item.

Incidência Administrativa Geral

Checkbox. Marcar este para considerar o custo da incidência administrativa geral no custo total do item. Este checkbox somente estará disponível para seleção se o checkbox de Mão de Obra Direta estiver selecionado ou se o checkbox de Mão de Obra de Terceiros estiver selecionado e o campo Calcula incidências Administrativas sobre MOT estiver respondido como "Sim".

Incidência Administrativa de Vendas

Checkbox. Marcar este para considerar o custo da incidência administrativa de vendas no custo total do item. Este checkbox somente estará disponível para seleção se o checkbox de Mão de Obra Direta estiver selecionado ou se o checkbox de mão de obra de terceiros estiver selecionado e o campo Calcula incidências Administrativas sobre MOT estiver respondido como "Sim".

Incidência Administrativa de Exportação

Checkbox. Marcar este para considerar o custo da incidência administrativa de exportação no custo total do item. Este checkbox somente estará disponível para seleção se o checkbox de Mão de Obra Direta estiver selecionado ou se o checkbox de mão de obra de terceiros estiver selecionado e o campo Calcula incidências Administrativas sobre MOT estiver respondido como "Sim".

% Incidência Administrativa Geral

Informar o percentual de incidência administrativa geral a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada carrega neste campo o percentual de incidência administrativa geral, cadastrado no Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105).

% Incidência Administrativa Vendas

Informar o percentual de incidência administrativa de vendas a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada carrega neste campo o percentual de incidência administrativa de vendas, cadastrado no Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105).

% Incidência Administrativa de Exportação

Informar o percentual de incidência administrativa geral a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada carrega neste campo o percentual de incidência administrativa de exportação, cadastrado no Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105).

Tipo do Custo

Selecionar o tipo de custo a ser considerado no cálculo do custo.

Cálculo PIS e COFINS

Selecionar se o PIS/COFINS será considerado no cálculo de custos ou não.

Calcula incidências Administrativas sobre MOT

Selecionar "Sim" para que os percentuais de incidências administrativas sejam aplicados somente sobre o valor da MOT.

Prazo para o pagamento do ICMS

Informar o prazo para o pagamento do ICMS a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 11 - Prazo Pagamento Icms, dos parâmetros gerais de Custos.

Prazo para o recolhimento do IPI

Informar o prazo para o recolhimento do IPI a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 12 - Prazo Recolhimento Ipi, dos parâmetros gerais de Custos.

Prazo para o recolhimento do PIS

Informar o prazo para o recolhimento do PIS a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 15 - Prazo De Recolhimento Do Pis, dos parâmetros gerais de Custos.

Prazo para o recolhimento do COFINS

Informar o prazo para o recolhimento do COFINS a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 16 - Prazo De Recolhimento De Cofins, dos parâmetros gerais de Custos.

% de ICMS sobre o frete

Informar o percentual de ICMS sobre o frete a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 7 - Percentual De Icms Sobre O Frete, dos parâmetros gerais de Custos.

Prazo para o pagamento do ICMS sobre o frete

Informar o prazo para o pagamento do ICMS sobre o frete a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 10 - Prazo Do Pagamento Icms Sobre O Frete, dos parâmetros gerais de Custos.

% do PIS sobre o Frete

Informar o percentual do PIS sobre o frete a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 18 - Percentual De Pis Sobre O Frete, dos parâmetros gerais de Custos.

Prazo para o recolhimento do PIS sobre o Frete

Informar o prazo para o recolhimento do PIS sobre o frete a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 17 - Prazo De Recolhimento Pis Sobre O Frete, dos parâmetros gerais de Custos.

% de COFINS sobre o frete

Informar o percentual de COFINS sobre o frete a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 20 - Percentual De Cofins Sobre O Frete, dos parâmetros gerais de Custos.

Prazo para o recolhimento de COFINS sobre o frete

Informar o prazo para o recolhimento do COFINS sobre o frete a ser considerado no cálculo de custos. No momento em que a simulação é criada, carrega neste campo o valor informado no parâmetro 19 - Prazo De Recolhimento Do Cofins Sobre O Frete, dos parâmetros gerais de Custos.

Botão Calcular

Ao clicar neste botão o cálculo do custo dos itens da revisão será realizado. Ao término do cálculo o sistema retorna a uma mensagem que indicará se o cálculo foi gerado com ou sem inconsistências. Caso seja encontrada alguma inconsistência a aba críticas será mostrada.

Aba Críticas

Mostra as críticas e inconsistências encontradas no cálculo de custos quando as mesmas existirem. Conforme Parâmetros De Críticas Do Cálculo De Custos (FUTL0125 CCST CCST), com relação à crítica referente ao parâmetro "16 - Nro. De Dias P/ Crítica Da Dt. Atualização Do Vlr. De Reposição" será estabelecida a seguinte regra:

Será utilizado para a validação o campo Dt. Últ. Atualização ERP, que corresponde a Data de referência dos parâmetros para o cálculo de custos do item no ERP no momento da cópia do mesmo para o simulador. No entanto, ao atualizar as informações no simulador a data que passará a ser considerada nesta crítica será a Dt. Últ. Atualização que corresponde a Data da inclusão ou da última alteração dos parâmetros para cálculo de custos do item na simulação.

Tipo

Mostra o tipo da mensagem "I" - Inconsistências ou "C" - Críticas.

Mensagem

Mostra a descrição da crítica ou inconsistência encontrada no cálculo.

Cód. Item

Mostra o código do item com problemas no cálculo do custo.

Descrição

Mostra a descrição do item com críticas ou inconsistências no cálculo do custo.

Configurado

Mostra caso o item seja configurado a sua máscara.

Tipo

Mostra o tipo do item cadastrado no Cadastro de Itens (FITE0200), na pasta engenharia.

Tipo

Mostra se a mensagem do item é uma Crítica ou uma Inconsistência.

Mensagem

Mostra a descrição da critica ou inconsistência do item encontrada no cálculo.

Manter Itens

Mostra todos os itens da revisão inclusive itens que não estão sendo utilizados e permite incluir itens novos, alterar e excluir itens existentes.

Ao incluir itens novos na simulação, estes poderão ser selecionados com nível zero ou vinculados a estrutura de um item (através da tela de Estrutura de Produto, selecionando o item pai e depois informando o mesmo como filho).

Filtrar

Selecionar uma das opções para a listagem dos itens, sendo:

  • Todos os cadastros: Serão listados todos os cadastros de itens da revisão. Resposta padrão.

  • Cadastros utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros de itens utilizados na revisão. Entende- se por item utilizado, itens que são nível zero da revisão, ou itens que fazem parte da estrutura de produto de um dos itens nível zero da revisão.

  • Cadastros não utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros de itens não utilizados na revisão. Entende- se por item não utilizado, itens que não são nível zero da revisão, ou itens que não fazem parte da estrutura de produto de itens nível zero da revisão.

Checkbox

Quando marcado indica que o item é nível zero na revisão.

Cód. Item

Mostra os itens da revisão e permite incluir itens novos.

Este campo possui uma lista de valores auxiliar que possibilita a seleção de todos os itens do FoccoERP que não tiverem sido incluídos na revisão da simulação de custos.

Caso seja informado um item que já existente no FoccoERP e que ainda não tenha sido incluído na simulação abre a tela de Cópia de Itens do ERP para a Simulação de Custos, onde poderão ser copiadas as informações do item, sua estrutura, roteiro e preço de serviço de terceiros do FoccoERP para a simulação de custos.

Caso seja informado um item que não está cadastrado no FoccoERP irá aparecer a seguinte mensagem: O item informado não existe no sistema. Deseja criar um novo item para esta revisão da simulação de custos? Neste caso será aberta a tela de Informações do Item para que sejam informados os dados do novo item na simulação.

Descrição do Item

Mostra a descrição do item. Permite alterações.

Mascara Id

Permite selecionar a configuração do item selecionado caso este seja configurado e a simulação esteja em inclusão.

Tp. Item

Tipo do item, que pode ser: Fabricado, Comprado ou Terceirizado.

UM

Mostra a unidade de medida do item.

Desc. Unid. Med.

Mostra a descrição da Unidade de medida selecionada.

Custo Unit. s/ Reaj.

Mostra o custo do item calculado na revisão e não possibilita alteração.

Ao utilizar a funcionalidade de duplo clique neste campo a tela de informações de reajuste será exibida com a comparação do custo antes e depois do reajuste.

Custo Unit.

Mostra o valor total do custo do item e não possibilita alteração.

Ao utilizar a funcionalidade de duplo clique neste campo a tela de informações de reajuste será exibida com a comparação do custo antes e depois do reajuste.

% Var.

Mostra o percentual de variação entre os valores com reajuste e sem reajustes e não possibilita alteração.

Ao utilizar a funcionalidade de duplo clique neste campo a tela de informações de reajuste será exibida com a comparação do custo antes e depois do reajuste.

Configuração

Mostra a máscara do item caso este seja configurado.

Botão Informações do Item

Clicar para abrir a tela com as Informações do Item selecionado na grade.

Botão Alterar Estrutura

Clicar para abrir a tela com a Estrutura de Produto do item selecionado na grade.

Botão Alterar Roteiro

Clicar para abrir a tela com o Roteiro de Fabricação do item selecionado na grade.

Botão Relatório de Custos

Clicar para acessar a tela de geração do Relatório de Custos.

Será exibida a mensagem "Para qual das opções a seguir você gostaria de imprimir o Relatório de Custos?" com as seguintes opções:

  • Item Selecionado - Abre a tela do Relatório de Custos com o item selecionado na grade.

  • Selecionar Itens - Abre a tela do Relatório de Custos permitindo que o usuário escolha os itens para impressão do relatório.

  • Cancelar - Retorna para a tela dos Itens da Simulação.

Manter Operações

Mostra todas as operações da revisão inclusive as operações que não estão sendo utilizadas e permite incluir novas operações, alterar e excluir operações existentes.

Ao incluir novas operações, estas poderão ser utilizadas no roteiro de fabricação de um item (através da tela Roteiro de Fabricação, que pode ser acessada pela tela de Itens ou de Itens da Simulação e em seguida na opção Estrutura e Roteiro).

Mostra todas as operações da revisão inclusive as operações que não estão sendo utilizadas e permite incluir novas operações, alterar e excluir operações existentes.

Ao incluir novas operações, estas poderão ser utilizadas no roteiro de fabricação de um item (através da tela Roteiro de Fabricação, que pode ser acessada pela tela de Itens ou de Itens da Simulação e em seguida na opção Estrutura e Roteiro).

Filtrar

Selecionar uma das opções para a exibição das operações. As opções são:

  • Todos os cadastros: Serão listados todos os cadastros das operações da revisão. Resposta padrão.

  • Cadastros utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros das operações utilizados na revisão. Entende-se por uma operação utilizada, operações que fazem parte de roteiros de itens nível zero da revisão, ou operações que fazem parte de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

  • Cadastros não utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros das operações não utilizados na revisão. Entende-se por uma operação não utilizada, operações que não fazem parte de roteiros de itens nível zero da revisão, ou operações que não fazem parte de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

Cód. Operação

Mostra o código das operações informadas na revisão e permite incluir novas operações.

Este campo possui uma lista de valores auxiliar que possibilita a seleção de todas as operações do FoccoERP que não tiverem sido incluídas na revisão da simulação de custos.

Caso a operação incluída não esteja na revisão mas já exista no cadastro do FoccoERP o sistema retorna a seguinte mensagem: A operação informada está cadastrada no ERP, porém, ainda não foi carregada para esta revisão da simulação de custos. Deseja incluir a operação e suas informações nesta revisão?, ao confirmar a mensagem a inclusão da operação será realizada, porém a alteração só será salva ao clicar no botão Atualizar.

Caso a operação não exista também no FoccoERP irá exibir a seguinte mensagem: A operação informada não existe no sistema. Deseja criar uma nova operação para esta revisão da simulação de custos? Ao confirmar esta, será aberta a tela de Informações da Operação, para informar os dados da operação. Lembrando que a alteração só será salva ao clicar no botão Atualizar.

Descrição da Operação

Mostra a descrição da operação na revisão.

Origem

Indica se a operação é Interna ou de Terceiros.

Cód. Centro Trab.

Este campo possui duas listas de valores uma padrão que permite a seleção dos centros de trabalho da revisão da simulação de custos e uma auxiliar que permite a seleção de todos os centros de trabalho do ERP que não tiverem sido incluídos na revisão da simulação de custos. Não é permitido cadastrar um novo centro de trabalho nesta tela do simulador de custos. Incluir os centros de trabalho novos no menu Manter Ct. Trab. Ao alterar um centro de trabalho que está vinculado a uma operação, será exibida uma mensagem para alterar também o centro de trabalho vinculado a todos os roteiros de fabricação desta revisão da simulação de custos que possuírem a mesma com as opções: operação e operação e centro de trabalho (anterior a alteração).

Caso a alteração seja confirmada, o sistema irá realizar a alteração do centro de trabalho de todos os roteiros de fabricação da revisão que estiverem vinculados a operação ou operação e centro de trabalho, conforme opção selecionada.

Descrição do Centro de Trabalho

Mostra a descrição do centro de trabalho.

Dt. Ult. Atualização

Mostra a data e hora da inclusão ou da última atualização das informações da operação nesta revisão da simulação de custos.

Operação copiada/criada ...

Indica se a operação foi copiada do FoccoERP, copiada de outra simulação ou criada na revisão da simulação de custos atual, exibindo a data/hora em que ocorreu a cópia ou criação.

Botão Informações da Operação

Clicar para a tela com as Informações da Operação selecionada na grade.

Manter Ct. Trab.

Mostra todos os centros de trabalho da revisão inclusive os que não estão sendo utilizados e permite incluir novos centros de trabalho, alterar e excluir centros de trabalho existentes.

Ao incluir novos centros de trabalho, estes poderão ser utilizados nas operações ou roteiros de fabricação (através das telas Operações e Roteiro de Fabricação).

Filtrar

Selecionar uma das opções para listar os centros de trabalho. As opções são:

  • Todos os cadastros: Serão listados todos os cadastros dos centros de trabalhos da revisão. Resposta padrão.

  • Cadastros utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros dos centros de trabalhos utilizados na revisão. Entende-se por um centro de trabalho utilizado, centros de trabalhos que fazem parte de uma operação de roteiros de itens nível zero da revisão, ou centros de trabalhos que fazem parte de operações de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

  • Cadastros não utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros dos centros de trabalhos não utilizados na revisão. Entende-se por um centro de trabalho não utilizado, centros de trabalhos que não fazem parte de uma operação de roteiros de itens nível zero da revisão, ou centros de trabalhos que não fazem parte de operações de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

Cód. Centro Trab.

Mostra os códigos dos centros de trabalho da revisão e permite incluir novos centros de trabalho.

Este campo possui uma lista de valores auxiliar que possibilita a seleção de todos os centros de trabalho do FoccoERP que não tiverem sido incluídos na revisão da simulação de custos.

Ao incluir um novo centro de trabalho o sistema irá verificar se este existe cadastrado no FoccoERP, caso exista mostra a seguinte mensagem: O centro de trabalho informado () está cadastrado no ERP, porém, ainda não foi carregado para esta revisão da simulação de custos. Deseja incluir o centro de trabalho e suas informações nesta revisão? Ao confirmar está mensagem o mesmo será incluído na revisão.

Caso o centro de trabalho não exista cadastrado no FoccoERP, o sistema irá mostrar a seguinte mensagem: O centro de trabalho informado não existe no sistema. Deseja criar um novo centro de trabalho para esta revisão da simulação de custos? Ao confirmar a mensagem o novo centro de trabalho será incluído na revisão.

Lembrando que a inclusão só será salva ao clicar no botão Atualizar.

Descrição do Centro de Trabalho

Mostra a descrição do centro de trabalho.

Cód. Centro de Custos

Este campo possui duas listas de valores, uma padrão que possibilita a seleção dos centros de custos da revisão de custos e outra auxiliar que possibilita a seleção de todos os centros de custos cadastrados no FoccoERP que não tiverem sido incluídos na revisão da simulação de custos (considerando somente os centros de custos do tipo analítico (são os centros de custos de último nível conforme cadastro de Centros de Custos (FCTB0102))). Não será permitido incluir centros de custos novos nesta tela da simulação, incluir os centros de custos novos no menu Manter Ct. Custos.

Descrição do Centro de Custos

Mostra a descrição do centro de custos.

Dt. Ult. Atualização

Mostra a data e hora da inclusão ou da última atualização das informações do centro de trabalho nesta revisão da simulação de custos.

Centro de trabalho copiado/ criado ...

Indica se o centro de trabalho foi copiado do FoccoERP, copiado de outra simulação ou criado na revisão da simulação de custos atual, exibindo a data/hora em que ocorreu a cópia ou criação.

Manter Ct. Custos

Filtrar

Selecionar uma das opções para listar os centros de custos. As opções são:

  • Todos os cadastros: Serão listados todos os cadastros de centros de custos da revisão. Resposta padrão.

  • Cadastros utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros dos centros de custos utilizados na revisão. Entende-se por um centro de custos utilizado, centros de custos utilizados em centros de trabalhos que fazem parte de uma operação de roteiros de itens nível zero da revisão, ou centros de custos utilizados em centros de trabalhos que fazem parte de operações de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

  • Cadastros não utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros dos centros de custos não utilizados na revisão. Entende-se por um centro de custos não utilizado, centros de custos não utilizados em centros de trabalhos que fazem parte de uma operação de roteiros de itens nível zero da revisão, ou centros de custos não utilizados em centros de trabalhos que fazem parte de operações de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

Cód. Ct. Custos

Mostra os códigos dos centros de custos da revisão e permite incluir novos centros de custos.

Este campo possui uma lista de valores auxiliar que possibilita a seleção de todos os centros de custos do FoccoERP que não tiverem sido incluídos na revisão da simulação de custos.

O sistema considera somente os centros de custos do tipo analítico (são os centros de custos de último nível conforme cadastro de Centros de Custos (FCTB0102)).

Ao incluir novos centros de custos, estes poderão ser utilizados nos centros de trabalho da revisão da simulação de custos (através da tela Centros de Trabalho).

Ao incluir um novo centro de custos o sistema irá verificar se este existe cadastrado no FoccoERP, caso exista mostra a seguinte mensagem: O centro de custos informado () está cadastrado no ERP, porém, ainda não foi carregado para esta revisão da simulação de custos. Deseja incluir o centro de custos e suas informações nesta revisão? Ao confirmar está mensagem o mesmo será incluído na revisão.

Caso o centro de custos não exista cadastrado no FoccoERP, o sistema irá mostrar a seguinte mensagem: O centro de custo informado não existe no sistema. Deseja criar um novo centro de custos para esta revisão da simulação de custos? Ao confirmar a mensagem o novo centro de custo será incluído na revisão.

Desc. Ct. Custos

Mostra a descrição do centro de custos.

UM

Permite selecionar a unidade de medida para o centro de custos.

MOD

Mostra a taxa e a taxa reajustada, para o centro de custos MOD e possibilita alteração do valor da taxa.

Ao alterar a Taxa o novo valor será replicado para o campo Taxa MOD abaixo.

Ao editar esse campo o indicador de recalculo dos custos será exibido.

O campo Taxa Reajustada mostra o resultado do reajuste da taxa.

MOI

Mostra a taxa e a taxa reajustada, para o centro de custos MOI e possibilita alteração do valor da taxa.

Ao alterar a Taxa o novo valor será replicado para o campo Taxa MOI abaixo.

Ao editar esse campo o indicador de recalculo dos custos será exibido.

O campo Taxa Reajustada mostra o resultado do reajuste da taxa.

GGF

Mostra as informações de tipo do reajuste e a taxa reajusta, para o centro de custos GGF. Este reajuste será aplicado sobre a taxa de mão de gastos gerais de fabricação.

Este campo só poderá ser alterado se o tipo de operação for de origem Interna.

Ao editar esse campo o indicador de recalculo dos custos será exibido.

O campo Taxa GGF Reajustada mostra o resultado do reajuste da taxa.

Centro de Custos

Mostra o código e a descrição do centro de custos selecionado.

Mês/Ano Referência ERP

Mostra o Mês/Ano referência das taxas do centro de custos do momento da cópia do item do FoccoERP. Este campo não permite alterações. Para centros de custos que não foram copiados do FoccoERP não irá exibir esta informação.

Dt. Últ. Atualização

Data e hora da inclusão ou da última atualização das informações do centro de custos nesta revisão da simulação de custos.

Reajuste Taxa MOD

Mostra as informações de tipo do reajuste e a taxa reajusta, para o centro de custos MOD. Este reajuste será aplicado sobre a taxa de mão de obra direta.

O campo Taxa MOD Reajustada mostra o resultado do reajuste da taxa. Se o reajuste for nulo, este campo receberá a própria taxa, porém se o reajuste for zero, o cálculo do reajuste será realizado, pois quando definido o Tipo "Valor Total", o zero substituirá a taxa. Quando o Tipo for "valor" ou "percentual", o zero não alterará a taxa.

Reajuste Taxa MOI

Mostra as informações de tipo do reajuste e a taxa reajusta, para o centro de custos MOI. Este reajuste será aplicado sobre a taxa de mão de obra indireta.

Ao editar esse campo o indicador de recalculo dos custos será exibido.

O campo Taxa MOI Reajustada mostra o resultado do reajuste da taxa. Se o reajuste for nulo, este campo receberá a própria taxa, porém se o reajuste for zero, o cálculo do reajuste será realizado, pois quando definido o Tipo "Valor Total", o zero substituirá a taxa. Quando o Tipo for "valor" ou "percentual", o zero não alterará a taxa.

Reajuste Taxa GGF

Mostra as informações de tipo do reajuste e a taxa reajusta, para o centro de custos GGF. Este reajuste será aplicado sobre a taxa de mão de gastos gerais de fabricação.

Ao editar esse campo o indicador de recalculo dos custos será exibido.

O campo Taxa GGF Reajustada mostra o resultado do reajuste da taxa. Se o reajuste for nulo, este campo receberá a própria taxa, porém se o reajuste for zero, o cálculo do reajuste será realizado, pois quando definido o Tipo "Valor Total", o zero substituirá a taxa. Quando o Tipo for "valor" ou "percentual", o zero não alterará a taxa.

Exemplo

Tipo "percentual", este campo será um percentual a ser aplicado sobre a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Percentual: 10

Taxa Reajustada: R$55,00

Tipo "valor", este campo será um valor a ser somado a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Valor: 10

Taxa Reajustada: R$60,00

Tipo "valor total", este campo será um valor que substituirá a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Valor Total: 10

Taxa Reajustada: R$10,00

Centro de custos copiado/ criado ...

Indica se o centro de custos foi copiado do FoccoERP, copiado de outra simulação ou criado na revisão da simulação de custos atual, exibindo a data/hora em que ocorreu a cópia ou criação.

Manter Serv. Terc.

Mostra todos os itens/operações que possuem preço de serviço de terceiros na revisão da simulação de custos. Permite incluir novos preços de serviço de terceiros, alterar e excluir preços existentes.

Filtrar

Selecionar uma das opções para a exibição dos serviços de terceiros. As opções são:

  • Todos os cadastros: Serão listados todos os serviços de terceiros da revisão. Esta é a resposta padrão.

  • Cadastros utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros dos serviços de terceiros utilizados na revisão. Entende-se por um serviço de terceiro utilizado, serviços de terceiros utilizados em operações de terceiros de roteiros de itens nível zero da revisão, ou serviços de terceiros utilizados em operações de terceiros de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

  • Cadastros não utilizados na revisão: Serão listados somente os cadastros dos serviços de terceiros não utilizados na revisão. Entende-se por um serviço de terceiro não utilizado, serviços de terceiros não utilizados em operações de terceiros de roteiros de itens nível zero da revisão, ou serviços de terceiros não utilizados em operações de terceiros de roteiros de itens da estrutura de produto de algum item nível zero da revisão.

Cód. Item

Mostra todos os itens da revisão que possuem preço de serviços de terceiro cadastrado. Permite informar novos preços de serviço de terceiros para itens da revisão.

Máscara Id.

Mostra o id da máscara do item caso o mesmo seja configurado.

Cód. Oper.

Mostra o código da operação de terceiros.

Descrição da Operação

Mostra a descrição da operação.

UM

Mostra a unidade de Medida da Operação. Não pode ser alterada, é exibida somente para indicar que o preço deste cadastro deverá ser informado conforme a unidade de medida da operação.

Preço

Mostra o preço do serviço de terceiros conforme programa Manutenção de Preços de Serviços de Terceiros (FTER0200).

Tipo

Selecionar o tipo do reajuste, as opções são: Percentual, Valor e Valor Total.

Ao editar este campo se no campo Reajuste for informado um valor, o indicador de recalculo será exibido.

Reajuste

Este campo estará diretamente ligado ao campo Tipo, cujo qual define a aplicação deste valor. Segue definição da aplicação dos tipos:

Exemplo

Tipo "percentual", este campo será um percentual a ser aplicado sobre a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Percentual: 10

Taxa Reajustada: R$55,00

Tipo "valor", este campo será um valor a ser somado a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Valor: 10

Taxa Reajustada: R$60,00

Tipo "valor total", este campo será um valor que substituirá a taxa.

Taxa: R$ 50,00

Reajuste Valor Total: 10

Taxa Reajustada: R$10,00

Quando este campo for alterado o indicador de recalculo dos custos será exibido.

Preço Reajustado

Mostra o resultado do reajuste do preço, conforme regras acima descritas.

Se o reajuste não for informado, este campo receberá o próprio preço, porém se o reajuste for zero, o cálculo do reajuste será realizado, pois quando definido o tipo "Valor Total", o zero substituirá o preço. Quando o tipo for "valor" ou "percentual", o zero não alterará o preço.

Desc. Item

Mostra a descrição do item.

Configurado

Mostra a configuração/máscara do item caso o mesmo seja configurado.

Fornecedor

Permite informar ou alterar o fornecedor preferencial de serviços de terceiros.

Dt. Ref. ERP

Mês/Ano referência do preço de serviço de terceiros do momento da cópia do ERP. Este campo não permite alterações. Para serviços de terceiros que não foram copiados do ERP não irá exibir esta informação.

Dt. Ult. Atualização

Mostra a Data e hora da inclusão ou da última atualização das informações do serviço de terceiros nesta revisão da simulação de custos.

Serviço de terceiros copiado/ criado ...

Indica se o preço do serviço de terceiros foi copiado do FoccoERP, copiado de outra simulação ou criado na revisão da simulação de custos atual, exibindo a data/hora em que ocorreu a cópia ou criação.

Relatórios
Relatório da Simulação

Imprimir Observações da Revisão

Checkbox. Marcar para listar as observações da revisão.

A observação vem da aba Simulação de Custo.

Imprimir Formação do Custo

Checkbox. Marcar para listar as informações da formação de custos. Essa informação vem da aba Cálculo de Custos.

Imprimir % Incidências Administrativas

Checkbox. Marcar para listar os percentuais de incidências administrativas. Essa informação vem da aba Cálculo de Custos.

Imprimir Parâmetros Gerais de Custos

Checkbox. Marcar para listar os parâmetros gerais de custos. Essa informação vem da aba Cálculo de Custos.

Listar Itens da Simulação

Checkbox. Marcar para listar os itens de nível zero da simulação. Essa informação vem da aba Itens da Simulação.

Formato

Selecionar a forma de impressão dos Itens da Simulação. As opções são: Custos Simplificados; Custos Detalhados; Custos Totais e Custos Totais com comparação de reajustes.

Itens

Selecionar o(s) item(ns) da simulação desejado(s).

Config.

Selecionar a máscara do item caso o mesmo seja configurado.

Listar Resumo de Materiais

Checkbox. Quando marcado lista o resumo das matérias primas da estrutura de produto.

Essa informação vem da tela Resumos dos Itens, botão localizado na aba Itens da Simulação.

Formato

Selecionar a forma de impressão do resumo dos materiais. As opções são: Resumo Material e Custos Totais com comparação de reajustes.

O Resumo Material consiste em agrupar as matérias-primas que compõem o item, listando a Quantidade total, o Custo Unitário utilizado, o Custo Total (Qtde. * Custo Unit.) e o percentual que o custo total representa sobre o total do custo dos itens nível zero.

Listar Resumo Operacional

Checkbox. Quando marcado, lista o resumo das operações da estrutura de produto.

Essa informação vem da tela Resumos dos Itens, botão localizado na aba Itens da Simulação.

Formato

Selecionar a forma de impressão do resumo operacional. As opções são: Resumo Operacional e Custos Totais com comparação de reajustes.

O Resumo Operacional consiste em agrupar todas as operações e centros de trabalho iguais de todos os itens fabricados da estrutura de produto, somando os valores de MOD, MOT, MOI, GGF, Incidências Administrativas Gerais, Incidências Administrativas de Vendas e Incidências Administrativas de Exportação.

Para cada valor, possui o % que o mesmo exerce sobre o custo total dos itens nível zero e um Total Geral para cada operação.

Lista um totalizador para cada campo e seus % sobre o custo total dos itens nível zero.

Listar Itens Mantidos

Checkbox. Marcar para listar os itens da revisão. Essa informação vem da aba Manter Itens.

Formato

Selecionar a forma de impressão dos itens mantidos. As opções são: Custos Simplificados; Custos Detalhados Custos Totais; Custos Totais com comparação de reajustes e Informações do Valor de Reposição e Custo Médio.

Itens

Selecionar os itens da revisão.

Config.

Selecionar a máscara do item caso o mesmo seja configurado.

Tp. item

Selecionar o tipo de item. As opções são: Todos (Resposta padrão), Comprados, Fabricados e Terceirizados.

Somente itens nível zero da simulação

Checkbox. Marcar para listar somente itens de nível zero da simulação.

Lista Operações Mantidas

Checkbox. Marcar para imprimir as operações mantidas. Essas informações vem da aba Manter Operações.

Operações

Selecionar uma das operações mantidas na revisão da simulação.

Ct. Trabalho

Selecionar os centros de trabalhos.

Origem

Selecionar a origem. As opções são: Todas (Resposta padrão), Internas e Terceiros.

Listar Centros de Trabalhos Mantidos

Checkbox. Marcar para listar os Centros de Trabalhos Mantidos. Essas informações vem da aba Manter Ct. Trab..

Ct. Trabalhos

Selecionar os centros de trabalhos.

Ct. Custos

Selecionar os centros de custos.

Listar Centros de Custos Mantidos

Checkbox. Marcar para listar os centros de custos mantidos. Essas informações vem da aba Manter Ct. Custos.

Ct. Custos

Selecionar os centros de custos.

Listar Serviços de Terceiros

Checkbox. Marcar para listar os Serviços de Terceiros Mantidos. Essas informações vem da aba Manter Serv. Terc..

Itens

Selecionar um intervalo de itens que possuem preços de serviços de terceiros cadastrados na revisão.

Config.

Selecionar a máscara do item caso o mesmo seja configurado.

Operações

Selecionar as operações que possuem preços de serviços de terceiros cadastrados na revisão.

Botão Executar Relatório

Ao clicar neste botão o relatório da simulação será executado.

Relatório de Custos Industriais
Seleção de Itens

Item (ns)

Selecionar os itens desejados.

Tipo

Selecionar o tipo de informação que será informada no campo Item(ns).

Configurado

Selecionar a máscara para o item caso o mesmo seja configurado.

Opções de Listagem

Quantidade

Selecionar uma das opções de quantidade para listar o relatório. As opções são:

  • Utilizar a quantidade do item nível zero na simulação: Resposta padrão. Ao selecionar esta opção, no momento da emissão do relatório, será utilizada para o cálculo do custo do item pai a quantidade do item nível zero da simulação. Caso o item do intervalo não seja nível zero, será utilizada quantidade 1 para os mesmos.

  • Utilizar quantidade unitária para os itens pais: Ao selecionar esta opção, no momento da emissão do relatório, será utilizada para o cálculo do custo do item pai a quantidade 1.

  • Informar uma quantidade para ser utilizada por todos os itens pais: Ao selecionar esta opção, será habilitado o campo Quantidade Informada para informar uma quantidade a ser utilizada por todos os itens pais que serão impressos no relatório.

Listar Resumo de Materiais

Checkbox. Marcar para listar o resumo de matérias primas da estrutura de produto.

Listar Resumo de Operações

Checkbox. Marcar para listar o resumo das operações da estrutura de produto.

Listar Estrutura de Produto c/ Custos

Checkbox. Marcar para listar o roteiro de fabricação para os itens fabricados que possuem roteiro.

Nível

Informar quantos níveis de itens filhos o sistema irá imprimir na estrutura.

Este campo estará habilitado somente quando o checkbox Listar estrutura de produto c/ custo estiver marcado.

Listar roteiro de Fabricação

Checkbox. Marcar para listar o roteiro de fabricação para os itens fabricados que possuírem roteiro.

Quantidade Informada

Informar a quantidade. Esta quantidade será utilizada para a resolução da estrutura com custo do item pai no relatório somente.

Este campo somente estará habilitado quando a opção "Informar uma quantidade para ser utilizada por todos os itens pais", estiver selecionada no campo Quantidade. Nesta situação, este campo deverá estar preenchido obrigatoriamente.

Ordenação Materiais

Selecionar a ordenação do resumo de materiais.

Ordenação Operações

Selecionar a ordenação das operações.

Este campo só estará habilitado quando o checkbox Listar Resumo de Operações estiver marcado.

Tipo Estrutura

Selecionar o tipo de estrutura. As opções são: Sintética e analítica.

Este campo só estará habilitado quando o checkbox Listar Estrutura de Produto com Custos estiver marcado.

Botão Executar Relatório

Ao clicar neste botão o relatório de custos industriais será executado.

Precificação de Produtos

Esta pasta contém toda a árvore da Precificação de Produtos (FCST0262 PREC).

Somente estará disponível quando o usuário possuir permissão para acessar o simulador de custo, definido nos parâmetros da console de simulador de custos e precificação (FCST0111).

Demais Informações

Como cadastrar uma nova simulação

Para cadastrar uma nova simulação/revisão de custos neste programa, sugere-se seguir os seguintes passos:

  1. Na tela principal acessar o ícone Simulação de Custos;

  2. Na tela de Simulação de Custos informar um código, uma descrição e um cliente para a simulação e clicar no botão Atualizar;

  3. Clicar no botão Abrir Simulação, neste momento a tela do simulador será exibida;

  4. Navegar para o campo Código da Revisão para incluir uma nova revisão, que pode ser em branco ou uma cópia de outra simulação. Selecionar a opção desejada;

  5. Informar uma descrição para a revisão e clicar no botão Atualizar;

  6. Acessar o menu Itens da Simulação e clicar no botão Adicionar Itens, para informar os itens desejados que podem ser itens cadastrados no FoccoERP, ou itens de outras simulações, ou um item novo. Após selecionado os itens é possível carregar a estrutura, o roteiro e os parâmetros de custos dos itens cadastrados no FoccoERP. Os itens também podem ser informados diretamente na grade sem clicar no botão Adicionar Itens.

Quando o item for informado diretamente na grade e o item estiver cadastrado no FoccoERP e que ainda não tenha sido incluído na simulação abre a tela de Cópia de Itens do ERP para a Simulação de Custos, onde poderão ser copiadas as informações do item, sua estrutura, roteiro e preço de serviço de terceiros do FoccoERP para a simulação de custos;

Quando o item for informado diretamente na grade e o item não estiver cadastrado no FoccoERP irá aparecer a seguinte mensagem: “O item informado não existe no sistema. Deseja criar um novo item para esta revisão da simulação de custos?” Neste caso será aberta a tela de Informações do Item para que sejam informados os dados do novo item na simulação;

  • Após os itens estarem selecionados poderá ser acessada a estrutura e as informações do mesmo;

  • Acessar o menu Cálculo de Custos para executar o cálculo do custo dos itens selecionados. O cálculo do custo deve ser executado toda vez que algum item da revisão sofrer alteração.

  • Após realizado o cálculo do custo é possível acessar os custos detalhados, as informações do Item, a estrutura com custos, o Resumo dos Itens (Exibe o custo e o percentual de representatividade do(s) Item(ns)) e o Relatório de Custos.

  • Na aba Reajustes é possível realizar o Reajuste Material (permite selecionar um intervalo de itens da simulação para aplicar um percentual de reajuste), o Reajuste Operacional (permite selecionar um intervalo de centros de custos da simulação para aplicar um percentual de reajuste nas taxas) e o Reajuste do Serviço de terceiros. Após realizado o Reajuste de Materiais ou o operacional é necessário recalcular os custos da simulação através da tela de Cálculo de Custos.

  • Nas abas Manter Itens, Operações, Ct. Trabalho, Ct. Custos e Serviço de Terceiros é possível consultar, alterar e incluir as informações referente a cada aba.

Na aba relatórios é possível imprimir o Relatório da Simulação e o Relatório de Custos Industriais.