Ir para o conteúdo

Críticas no Cálculo de Custos

As críticas no cálculo de custo são informações necessárias, mas que por algum motivo não foram cadastradas ou estão zeradas no momento em que o cálculo de custo dos itens foi executado, gerando, assim, valores incoerentes.

Este processo permite parametrizar as críticas consideradas no cálculo de custos e através destas facilitar a identificação dos fatos geradores das inconsistências no valor calculado para um item.

No momento do cálculo de custos o sistema realiza as críticas a seguir elencadas conforme a parametrização. Nos Parâmetros do Sistema -> Parâmetros de Custos, todas as críticas estão na categoria "Parâmetros de Críticas do Cálculo de Custos".

  1. Criticar itens comprados que não possuem valor de reposição?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens comprados que não possuírem valor de reposição no momento do cálculo de custos.

  2. Criticar itens fabricados sem estrutura de produto cadastrada?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens fabricados que não possuírem estrutura de produto cadastrada no momento do cálculo de custos.

  3. Criticar itens fabricados sem roteiro de fabricação cadastrado?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens fabricados que não possuírem roteiro de fabricação cadastrado no momento do cálculo de custos.

  4. Criticar operações com custo zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que possuírem operações que ficarem com o custo zerado no cálculo de custos.

  5. Criticar serviços de terceiro com preço zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que não possuírem preço de serviço de terceiros cadastrado no programa de "Manutenção de Preços de Serviços de Terceiros (FTER0200)" ou estiverem com o mesmo zerado no momento do cálculo de custos.

  6. Criticar Taxa MOD zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que possuírem operações vinculadas a um centro de trabalho/centro de custos que possuir taxa MOD igual a zero ou que a mesma não tenha sido informada no "Cadastro do Custo Operacional (FCST0103)".

  7. Criticar Taxa MOI zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que possuírem operações vinculadas a um centro de trabalho/centro de custos que possuir taxa MOI igual a zero ou que a mesma não tenha sido informada no "Cadastro do Custo Operacional (FCST0103)".

  8. Criticar Taxa GGF zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que possuírem operações vinculadas a um centro de trabalho/centro de custos que possuir taxa GGF igual a zero ou que a mesma não tenha sido informada no "Cadastro do Custo Operacional (FCST0103)".

  9. Criticar taxas de aplicação inválidas?

    Indica se deverá apontar nas críticas se as taxas de aplicação forem zero ou não estiverem cadastradas no "Cadastro de Taxas (FCST0101)".

  10. Criticar taxas de captação inválidas?

    Indica se deverá apontar nas críticas se as taxas de captação forem zero ou não estiverem cadastradas no "Cadastro de Taxas (FCST0101)".

  11. Criticar informações contábeis zero (IPI, PIS e COFINS)?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que possuírem as alíquotas de IPI, PIS e/ou COFINS zeradas ou não informadas na pasta contábil ou na classificação fiscal informada na pasta contábil.

  12. Criticar percentual de ICMS zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas os itens que possuírem percentual de ICMS zerado ou não informado.

  13. Criticar Incidências Gerais zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas se o percentual da incidência administrativa geral não foi informado no "Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105)" ou se o mesmo é igual à zero.

  14. Criticar Incidências de Vendas zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas se o percentual da incidência administrativa de vendas não foi informado no "Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105)" ou se o mesmo é igual à zero.

  15. Criticar Incidência de Exportação zero?

    Indica se deverá apontar nas críticas se o percentual da incidência administrativa de exportação não foi informado no "Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) ou se o mesmo é igual à zero.

  16. Número de dias para a crítica da data de atualização do valor de reposição?

    Indica se deverá apontar nas críticas se o período entre a última data de atualização do valor de reposição de um item (Cadastro de Parâmetros dos Itens para o Cálculo de Custos (FCST0104)) e a data atual for maior que o número de dias informado neste parâmetro.

    Caso seja informado zero neste parâmetro não irá apontar esta crítica.

Onde as críticas são exibidas

Relatório de Inconsistências e Críticas do Cálculo de Custos

Relatório exibido no final do Cálculo de Custos no programa Cálculo do Custo Standard (FCST0220). Conforme o layout deste relatório, primeiramente, exibe as críticas gerais do cálculo de custos, se existir, e, em seguida, para cada item exibe as inconsistências e as críticas.

Relatórios de Custos Industriais dos Itens

Relatórios exibidos através dos programas Relatório de Custos Industriais dos Itens (FCST0350); Relatório de Custos Industriais por Classificação (FCST0351); e Relatório de Estrutura de Produto c/ Custos (FENG0357).

Ao final destes relatórios, se existir, são exibidas as inconsistências e as críticas do cálculo de custo por item.

O que são as "Inconsistências" exibidas nos relatórios

Além das críticas citadas acima existem algumas consistências realizadas para que seja possível realizar o cálculo de custos de um item. Um exemplo disto é a validação de que o item esteja ativo no sistema ou que o mesmo possua as informações cadastradas na pasta Engenharia do Cadastro de Itens (FITE0200). Estes são exemplos de informações sem as quais não é possível realizar o cálculo.

Quando alguma destas validações ocorrer, será apresentada como uma "Inconsistência" para o item nos relatórios.