Importação de Notas utilizando o produto IntegraNF-e¶
Este processo somente é válido para clientes que possuem o produto IntegraNF-e.
O processo do IntegraNF-e permite importar Notas Fiscais de Entrada do Aviso de Recebimento ou da Nota Fiscal de Entrada a partir do arquivo XML. Esta importação deve ser acionada através do processo de importação do IntegraNF-e (FNFX0200), que carregará as informações do XML para a Nota Fiscal de Entrada.
A importação funciona de forma similar para Notas de Entrada Normais e Notas Geradas a partir de Aviso de Recebimento, destacando-se algumas particularidades:
Todas as Notas que foram geradas utilizando o produto do IntegraNF-e serão identificadas com a informação "Nota Gerada via IntegraNF-e", logo abaixo do campo Empresa, exceto quando utilizados os valores calculados pelo FoccoERP.
-
Quando utilizada a importação da Nota Fiscal de Entrada, os dados do XML apresentados no processo de importação são carregados no programa de Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200) e, em seguida, é apresentado um relatório com as informações dos valores do XML e do FoccoERP (como seria calculado se a Nota fosse manual). Este relatório destaca as divergências dos valores dos impostos e quais os valores que serão utilizados na nota fiscal de entrada (todos os valores são importados conforme informações do XML, exceto os impostos PIS e COFINS que são calculados pelo FoccoERP). Ao fechar o relatório é possível gravar a Nota com as informações do XML. Porém, quando houver divergências entre o CST de IPI do XML e o tipo de IPI da nota, somente serão apresentadas as opções de alterar a nota ou cancelar a importação. Caso o usuário identifique divergências que não permitam o recebimento, basta recusar a gravação da Nota Fiscal e entrar em contato com o fornecedor. Porém, se o usuário desejar alterar a nota, serão considerados os impostos calculados conforme parametrização do FoccoERP desconsiderando todos os impostos que estão no arquivo XML. Assim, a nota não será considerada como "Gerada via IntegraNF-e", sendo que os dados da nota serão de responsabilidade do usuário.
-
Quando utilizada a importação do Aviso de Recebimento, o processo da entrada da Nota Fiscal continua o mesmo. É necessário selecionar o campo Aviso de Recebimento e informar o número da Nota. Ao informar o número da Nota Fiscal, se houver algum item do Aviso que não tiver Tipo de Nota selecionado, será apresentada uma tela para seleção do tipo de nota. Após a confirmação dos Tipos de Nota dos itens, ao clicar no botão Itens da nota, é apresentado um relatório com as informações dos valores do XML e do FoccoERP (como seria calculado se a Nota fosse manual). Este relatório destaca as divergências dos valores dos impostos. Ao fechar o relatório é possível gravar a Nota com as informações do XML. Caso forem identificadas divergências que não permitam o Recebimento da Nota, basta recusar a gravação da Nota Fiscal e entrar em contato com o fornecedor.
Informações que não existem no XML, como série, lote, endereçamento, safra, conta contábil, centro de custo devem ser selecionadas no programa de Manutenção de Notas Fiscais de Entrada.
Após a nota fiscal gravada, é possível informar despesas fora da nota. Porém, estas despesas não poderão fazer parte das bases de ICMS e IPI uma vez que a nota já está gravada e não é possível alterar os valores da nota.