Passos Para Cadastrar uma Nota Fiscal de Entrada Normal¶
-
A seguir será detalhado um passo a passo sugestivo de como cadastrar uma nota de entrada normal no FoccoERP:
-
Acessar o programa Manutenção de Nota Fiscal de Entrada (FREC0200);
-
Informar o Fornecedor, caso esteja parametrizado para validação cadastral na SEFAZ o sistema irá realizar a situação do fornecedor e exibir uma mensagem, para saber mais sobre verifique o Processo Validações Cadastrais SEFAZ;
-
Informar o Número da Nota;
-
Informar a Série da nota;
-
Informar a Data de Emissão;
-
Informar o Tipo de Nota;
-
Clicar no botão Itens, para informar os itens da nota, as informações fiscais do item e a conta contábil. Caso possua Pedido de Compra clicar no botão Pedidos ao invés do botão itens e selecionar o pedido referente a nota a ser lançada, o número do pedido normalmente está destacado pelo fornecedor nas observações da nota.
-
Após informado todos os itens clicar no botão OK, será exibida uma tela com todos os itens informados para conferência.
Observação
Para informar mais de um item basta clicar no botão Novo ou pressionar a tecla F6, após preencher todos os campos. Informar através do botão Despesas as despesas; Informar o portador e a quantidade de parcelas através do botão Parcelas;
-
Conferir os valores fiscais calculados pelo sistema conforme parâmetros e cadastros previamente respondidos e cadastrados, através do botão Fiscal. Caso os valores calculados pelo sistema não estejam de acordo estes poderão ser alterados.
-
Através do botão Mais Impostos é possível conferir outros impostos calculados conforme o Cadastro de Informações Fiscais/Financeiras do Fornecedor (FFIS0142).
-
Para finalizar o lançamento/cadastro da nota basta clicar no botão Atualizar ou pressionar a tecla F10. Ao atualizar/salvar a nota de entrada, para os itens que possuem Inspeção o sistema irá verificar se estes itens ou a classificação destes possuem um Roteiro de Inspeção cadastrado, através do Cadastro do Roteiro de Inspeção (FINS0200), e caso não tenha, exibe uma mensagem de alerta e continua o processo de criação da ordem de inspeção. Ao salvar a nota o Custo Compra é calculado com base nas informações do bloco Custo médio do Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada (FREC0101) e o sistema verifica também se o Diferencial de ICMS soma, diminuiu ou não será considerado no cálculo.
Importante
O roteiro deve estar com data de validade superior a data atual.